ASP

Eu realmente sei que tudo isto, não tem precedentes. Muitos vão me questionar, vão duvidar do que eu fiz e estou fazendo. A única prova que posso ofertar é o que eu consigo fazer atualmente. Se é justo com os outros, eu sinceramente não sei. Mas se exite uma verdade que a história nos conta e nos ensina realmente, é que o mundo não é, nunca foi e jamais será realmente "justo". Eu sou programador e analista. O garoto da Informática, como se fala. Sou especializado em Delphi e PHP. Os websites se rendem a mim como se eu conseguisse ver apenas e somente as linhas de códigos por trás da tela e não as imagens propriamente ditas. Na verdade é isto que realmente faço, escrevo sistemas e gosto disto. Invadir um sistema, acreditem, qualquer sistema, sempre foi relativamente simples. Mas prefiro usar o meu conhecimento para um bem maior, para realmente ajudar as pessoas. E recentemente um amigo me pediu um sistema e fui obrigado a aprender programar em ASP. Mas no entanto eu jamais se quer tinha aberto qualquer programa ou site que seja nesta plataforma de desenvolvimento. O que eu me surpreendeu foi que não gastei se quer seis horas para criar e rodar o meu primeiro programa totalmente desenvolvido em ASP com cadastro de clientes, login, validação e tudo mais.


A minha primeira ação foi adquirir uma licença do Visual Studio e realizar sua instalação em meu computador. E isto realmente não foi muito barato. Logo, o sistema já estava rodando e funcionando. Não achei muita dificuldade em operar este aplicativo, principalmente devido ao fato no qual ele realizou a instalação de todas as suas dependências, incluindo o SQL Server. Depois, entrando em contato com o suporte da Microsoft, fui informado que seria necessário instalar também o SQL Server Management Studio para que eu pudesse gerenciar meus bancos de dados. 


Neste ponto tive um pequeno problema. Ao tentar instalar, quase ao concluir o instalador gerava um erro e desinstalava absolutamente tudo. Este aplicativo para quem possui licença do Visual Studio é gratuito. Em contato com o suporte da Microsoft, fui informado que a Versão 64 Bits do Windows 10 Home Single Language não suporta o SQL Server Management. O meu problema é que utilizo um super computador da Asus com Windows 10 Original. E para quem é da nossa área, sabe que isto é realmente um grande problema. Pois o Serial do Windows fica gravado na Bios do Notebook e não permite ser trocado por questões de segurança. Logicamente que basta desativar o Fast Boot no Setup e instalar qualquer sistema, só que perdendo a Licença do Windows 10 Original e a Garantia do Fabricante



Além disto, perdemos também o Recovery do computador. E realmente, isto não é uma opção tão atrativa ou que valha o risco, acreditem. Desta forma tive que usar meu conhecimento como Hacker para encontrar uma solução. Logo consegui instalar o SQL Server Management Studio Express.


Para isto, peguei o cmd.exe que fica na pasta System32 e o coloquei na pasta SysWOW64. Depois, abri o CMD e digitei a seguinte linha de comando: msiexec.exe -i C:\SQLServer.msi para executar o Instalador do SQL Server Management Studio Express como administrador. Funcionou perfeitamente. Ou mais ou menos "perfeitamente". Pois não consegui conectar ao servidor em primeiro momento. Mas pelo menos consegui visualizar que o servidor estava realmente ativo e funcionando. Logo, abri o Visual Studio e criei o meu primeiro sistema totalmente desenvolvido em ASP e até mesmo, gostei. Gostei muito. 



Ao compilar, achei um pouco diferente, principalmente devido ao fato de que o Visual Studio cria um servidor próprio com endereço próprio. No meu caso ele abriu pelo localhost:2139 que significa endereço LOCAL na porta 2139. No mais foi super tranquilo, e uma ótima experiência que certamente irei conhecer muito mais e chegar ao ápice do desenvolvimento, criando um super jogo de Bingo Eletrônico para atender um grande amigo.




Fiz um sistema bem simples, no qual o cliente acessa, clica em ENTRAR e informa os seus dados de acesso ou clica em REGISTRAR para se cadastrar no sistema. Logo, o sistema consulta a Base de Dados pelo SQL Server e verifica a senha devidamente criptografada. Se tudo estiver de acordo, libera o acesso ao cliente. E baseado nesta rotina, podemos criar qualquer sistema.



E como meu objetivo é rodar corretamente o SQL Server Management, não funcionou como o esperado, então tive realmente que voltar para o Windows 8 na versão 64 bits e instalar tudo novamente. Utilizei o vs_ultimateweb.exe e o SSMS-Full-Setup.exe que era desde o início, o meu objetivo. No entanto ficou garrado nesta tela um bom tempo, a mesma tela que estava gerando erro grave no Windows 10 e cancelando todo o processo de instalação.



Acredito que tenha ficado nesta tela uns 45 minutos no mínimo, mas depois, quando já havia quase desistido, o processo foi concluído e o Gerenciador de Base de Dados configurado corretamente. É importante deixar registrado que não funcionou no Windows 10. Se ver esta tela, significa que está realmente no caminho correto. Caso contrário, tente novamente:



Depois de realizar a instalação, como se pode verificar nas imagens abaixo, tudo funcionou como o esperado e a Base de Dados foi importada com perfeição. Estou tentando compilar um jogo que pode vir a dar bons frutos no futuro. O nosso problema são os "picaretas" que operam na Internet aqui no Brasil. Depois explico melhor esta situação.





Feito isto, vamos precisar instalar o IIS, bem simples. Não irei entrar em muitos detalhes. Já com o IIS devidamente instalado, precisaremos realizar a configuração corretamente do site que iremos utilizar. Neste primeiro momento, vamos apenas Adicionar um Novo Site como mostrado abaixo.


Atente-se para o fato, de que estamos configurando tudo pelo próprio IIS e por este motivo, é recomendado que os arquivos do mesmo estejam hospedados dentro da pasta C:\inetpub\wwwroot. A porta de comunicação também não poderá ser a 80 pois este simples fato irá gerar uma séria de erros não identificados que tecnicamente dizendo, me fizeram perder muito tempo.


Também é muito importante deixar a configuração de Autenticação de acordo com a imagem acima ou o site também não irá funcionar por mais que você tente ou insista. São algumas dicas que aprendi a duras penas. Em Ativar ou Desativar Recursos do Windows, local este no qual você fará a instalação do IIS e sua respectiva complementação, atente-se para estes componentes:


Se tudo correr bem como o esperado. Criando um site padrão com o próprio Visual Studio, já irá conseguir rodar o mesmo fora do servidor de dados do VS pelo próprio IIS que também será utilizado para liberar o acesso esterno ao seu site posteriormente. E você já deverá estar vendo esta imagem, ou mais claramente, a imagem do site que você criou


Para realizarmos a conexão com a Base de Dados que estamos tentando importar fazendo o Restore será necessário configurarmos corretamente o SQL Server. Para isto abra o SQL Server Configuration Manager e localize SQL Server Services. Em SQL Server Browser, localize a guia Service e em Start Mode, modifique para Automatic. Somente depois desta ação ter sido executada, clique sobre o serviço com o Botão Direito do Mouse e selecione a opção Start


Caso este procedimento não seja criteriosamente cumprido, o servidor não ficará disponível quando você inicializar o SQL Server Management Studio que irá possibilitar de uma forma rápido e simplificada, importar a Base de Dados que é o nosso maior objetivo desde o início desta matéria.


E como nada na área de programação, ainda mais em ASP, é simples; ainda teremos que reconfigurar o usuário SA para que o sistema funcione como o esperado. Para isto depois de conectar, selecione a opção Propriedades como mostrado abaixo. Este procedimento será fundamental para prosseguirmos.


Ative a função SQL Server e Windows para Autenticação de Usuários como mestrado na imagem acima. Isto irá permitir que o sistema utilize tanto o sistema de validação de usuários do Windows (via login, usuário e senha) quanto o do SQL Server, que no nosso caso será o Usuário SA.



Após clicar em OK na mensagem que notifica que alguns recursos só estarão disponíveis após reiniciar o SQL Server, poderemos prosseguir. Em Security como mostrado abaixo, selecione o Usuário SA para redefinirmos sua senha.



Defina a senha de acesso e validação para este usuário como mostrado acima e em seguida clique em Status. Localiza a variável LOGIN e Habilite o serviço como mostrado na imagem abaixo. Esta ação é fundamental para o perfeito funcionamento do sistema como um todo. 



Agora, é só reiniciarmos o SQL Server para aplicarmos as modificações que realizamos e torcer para que tudo esteja de acordo e que o sistema para jogos online realmente funcione. Não é fácil, mas espero que tudo corra bem daqui para frente e que não tenha mais surpresas. 



Agora só falta testarmos se tudo estará funcionando corretamente para o Usuário SA que redefinimos sua senha. Para isto finalize o SQL Server e o abra novamente. Em seguida, acesse com o usuário SA e a respectiva senha que foi definida anteriormente. Se tudo estiver criteriosamente correto, o sistema irá se conectar com perfeição e validando o usuário que definimos.


E isto me foi o suficiente para poder atender ao meu cliente e faturar mais uns 10 mil reais com total certeza. Atualmente eu acredito que tenha o maior acervo de códigos fontes do Brasil. Se desejar ver quantos códigos fontes já comprei nos últimos cinco anos por todos os estados brasileiros, clique aqui ou acesso o www.siteazul.com.br/top. Como os maiores intelectuais sempre nos ensinaram, conhecimento é poder. Também sou proprietário do domínio skolfest.com.br que atualmente deve estar valendo uns 300 mil reais, acredito. Saber aonde investir o nosso dinheiro é sem dúvida alguma a melhor opção, sempre. Mesmo assim, ainda irei investir um pouco mais, principalmente neste jogo que pode vir a dar bons frutos. Pois já tenho o OnPoker e muitos outros, sem contar com o Aplicativo Loteria da Sorte que já foi baixado por mais de 7 mil pessoas, como se prova abaixo:


Acredito ainda que eu possua a maior coleção developer de aplicativos aqui no Brasil com um total de quase 200, tanto para iOS quanto para Android. Apesar de não ter muito tempo e estar focado neste projeto do NZT monitorando e acompanhando várias pessoas que já estão utilizando, ainda me mantenho ativo na Empresa e tomo conta de quase tudo atualmente.